O MPPR apura suposto direcionamento de licitação e “propina” em asfaltos e obras em Pitanga

Obras de início do Asfalto do Rio do Meio em Pitanga
Trata-se do Inquérito Civil nº MPPR-0112.24.000078-9, instaurado pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Pitanga, para apurar eventuais irregularidades na Concorrência nº 02/2022, do Município de Pitanga.
O MPPR recebeu uma denúncia anônima envolvendo o Município de Pitanga, o ex-prefeito, um ex-secretário, um ex-Engenheiro Civil, um ex-Assessor de Assuntos Técnicos, e um ex-Assessor de Governo, assim como algumas empresas no ramo de Pavimentação e Construção Civil.
Segundo o documento que a nossa reportagem teve acesso na íntegra, o denunciante anônimo, relatou houve organização de um esquema para que as empresas envolvidas sejam favorecidas em certames licitatórios, (recebimento de vantagens econômicas pelos servidores), importando em dano ao erário pelo superfaturamento de obras, especialmente pavimentações e construção do novo Hospital.
O denunciante ressalta ainda que os proprietários das empresas são as mesmas pessoas e são responsáveis pela execução de obras pela cidade e (pagamento de vantagens ao gestor municipal).
Em relação a essas empresas, o denunciante discriminou ainda dois fatos, o primeiro envolvendo a Concorrência n. 02/2022, relacionada à pavimentação da estrada da localidade Rio do Meio e também a Concorrência n. 05/2019, referente à obra do novo Hospital.